sexta-feira, 15 de abril de 2011

WPS: click, click e pronto!

Nos dias de hoje, notamos que cada vez mais a tecnologia evolui rapidamente. Só que com isso também são gerados alguns problemas com relação a segurança. A Internet é um exemplo claro disso. Você pode simplesmente instalar um roteador em sua casa (como o WRN240 já citado aqui no blog) e sair navegando via wireless. Mas, será que a sua conexão é segura? Como assegurar que nenhum “vizinho folgado” irá utilizar a Internet que VOCÊ paga?
Pois bem, venho lhes dizer que a solução é muito simples e se resume em uma sigla: WPS. Buscando no Google você pode encontrar diversas respostas, como: Women’s Professional Soccer, Wiscosin Public Service, e por aí vai... Mas o que de fato interessa pra gente é o Wi-Fi Protected Setup.
O funcionamento desta nova tecnologia em segurança da Internet sem fio funciona de uma maneira muito simples: o usuário irá ativar o WPS no roteador e no seu adaptador USB ou placa de rede. Então os dois dispositivos irão se comunicar e fazer o sincronismo de sinal, exatamente como funciona um mouse sem fio. Exatamente, simples assim! Sem a necessidade de senhas, pois o roteador irá se comunicar apenas com o dispositivo que conter este sistema de segurança e gerar uma espécie de “identificação pessoal” para o mesmo, onde ele saberá quem está trafegando pela rede.
Alguns dispositivos com esta tecnologia já se encontram a venda no mercado, como por exemplo o próprio WRN240 que já foi citado logo acima, que é um roteador wireless N 150Mbps e também o adaptador USB também N 150Mbps, o WBN900, ambos da empresa brasileira Intelbras.





Abraços!

15 comentários:

  1. roteadores com configuração wps aquela que eu costumo dizer que é feitas por leigos , que configuram usando o codigo pin do roteador , tão muito expostos e basta alguem com um pouquinho de conhecimento e os programas certos descobre a senha facil , aconselho quem tem esse wps em roteadores deixar desativado.

    ResponderExcluir
  2. Aperte o botão físico WPS para ele entrar em modo de escuta de forma a sincronizar com o dispositivo cliente. O dispositivo cliente também tem que possuir a funcionalidade WPS.

    O risco de alguém acessar todos os dispositviso móveis e o computador de sua casa é grande, portanto recomendo nunca apertar o botão físico WPS.

    Outra recomendação é entrar no ambiente WEB de configuração e clicar na opção desativar. Assim mesmo apertando o botão WPS, essa funcionalidade não entra em uso. Cada roteador tem um ambiente WEB de gerenciamento diferente, portanto não tenho como dizer onde fica essa opção no menu de gerenciamento.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. SHOW DE BOLA ESSA DICA !

    INSTALEI UM PROVEDOR DE INTERNET COM 10 MEGA DE INTERNET AKI EM CASA E ALGUÉM ESTAVA UTILIZANDO MINHA INTERNET AKI NO PRÉDIO SEM EU PASSAR A TAL SENHA DE COMBINAÇÃO DE LETRAS E NUMEROS MAS MESMO ASSIM O FOLGADO ESTAVA ACESSANDO MINHA REDE E TODA VEZ QUE EU VIA O SINAL DO ROTEADOR FUNCIONANDO E MEU PC DESLIGADO LOGO BUSQUEI SABER O PQ ESPERO TER ENCONTRADO !
    SE TIVEREM MAIS DICAS SOBRE SEGURANÇA NA REDE ESTAREI ATENTO E RECOMENDANDO O BLOG

    Philippe Bazzan
    09/08/2013

    ResponderExcluir
  4. entao quer dizer que se eu usar o wps ativado algum vizinho pode acessar minha rede? preciso saber,se for isso como faco pra desativar?

    ResponderExcluir
  5. Tb estou muito necessitado de ajuda para desativar essa merda.. sera q alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  6. Tb estou muito necessitado de ajuda para desativar essa merda.. sera q alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  7. POr favor preciso ATIVAR essa tecla wps e nao consigo. meu celular pede pra ativar pra pegar wifi. pode me ajudar ? Valeria.santo@ymail.com

    ResponderExcluir
  8. Eu apertei o bota wps e agora o Wifi pede uma senha q senha é essa?

    ResponderExcluir
  9. Eu apertei o bota wps e agora o Wifi pede uma senha q senha é essa?

    ResponderExcluir
  10. Aperte a tecla wps e quando fui ver a net conectava,mas nao tinha net.o que ocorreu?

    ResponderExcluir
  11. Então se eu desativa não posso mais me conectar usando o botão wps

    ResponderExcluir