sexta-feira, 8 de abril de 2011

Qual será a próxima tecnologia para acesso à internet em banda larga? GPON? VDSL?

              Atualmente a internet está  provendo a inclusão de novos serviços que tendem a consumir cada vez mais banda para sua transmissão. As principais tecnologias são o ASTERISK, que de forma geral emula através de software grande parte dos componentes de uma central telefônica, além  tecnologia IPTV,  transmite streams de áudio e vídeo pela internet em tempo real e fulltime.
             Grande parte dos serviços de áudio e vídeo estão passando por este processo que esta sendo chamado de convergência IP. Porém isto reflete diretamente na capacidade de transmissão das redes das provedores de acesso à internet.
            Porém uma coisa é fato, as provedoras no Brasil, atualmente não possuem estrutura que suportem tais aplicações, e isto é um atraso  em relação a estrutura oferecida nos EUA e na Europa para acesso a internet em banda larga.
            Mas chegará um dia, que a infraestrutura destas provedores terão que evoluir, e isto significará uma série de mudanças tanto no meio físico como o equipamento dos usuários que proveem o acesso à internet
           E com esta análise iremos citar neste post as principais tecnologias usadas na europa e EUA e que provavelmente serão utilizadas aqui no Brasil.
            Segue abaixo, um resumo das principais características das tecnologias para acesso a banda larga:


Tabela 1: Tipos de PON e suas principais características.
(DS: downstream, US: upstream)


Características
VDSL2
EPON
BPON
GPON


Recomendação
ITU G.993.2
IEEE 802.3ah [1]
ITU-T G.983
ITU-T G.984


Taxa de bits
100Mbps, DS e US
1000 Mbit/s [2], DS e US
622 Mbit/s DS, 155 Mbit/s US
2488 Mbit/s DS, 1244 Mbit/s US


Span (km)
0.3
10
20
20


Taxa de divisão (split-ratio) [3]
24
16 ou 32
32
32 ou 64











Os sistemas funcionam com o mesmo princípio, mas há varias diferenças entre eles, conforme observamos na tabela acima.

A entidade ITU-T patrocinada  FSAN definiu os padrões do GPON, como grande parte das especifícações para esta linha de produtos. Já EPON é um padrão desenvolvido para IEEE.(fonte teleco.com.br)

Para qualquer um dos padrões, o meio físico principal para a ultima milha(entre operadora- cliente) é a fibra optica. 

Nos paises desenvolvidos o GPON já esta implementado, e sua aceitação é cada vez mais evidente. E a perspectiva de crescimento de assinantes FTTH até 2012 é de 90 milhões.Podemos ver sua evolução no gráfico abaixo.





Link legal para discutirmos.


Fonte: teleco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário